Desde muito tempo reconhece-se a importância do brincar no
desenvolvimento integral da criança. Nele, a criança tem a oportunidade de se
colocar como sujeito na construção do processo evolutivo das várias
dimensões humanas.
Comprometidas com as questões ambientais, professores,
familiares trazem para dentro do processo educacional da criança elementos e
ideias que preocupam a sociedade atual. Isto
é possível na Educação Infantil ou na educação da criança enquanto filhos(as)?
Com pequenas ações é possível dar início à transformação da sociedade. Assim
sendo, Maria Marcondes Machado, em seu
livro, O Brinquedo de sucata e a criança
ressalta a
importância do brincar, das
atividades e materiais, da
importância do desenvolvimento da brincadeira a partir de materiais
simples, que fazem parte da nossa cultura e, antes de serem
eliminados como "lixo", podem ainda ser utilizados.
Por princípio, a sucata traz consigo o
elemento da transformação: é algo que passa a ser usado fora do seu habitual
(um cabo de vassoura, sementes e caroços, um liquidificador quebrado, caixas de
papelão...) Além disso, a sucata é um brinquedo não-estruturado em que é
necessário haver ação da criança para que a brincadeira aconteça. (MACHADO,
1999, p.42).
MACHADO, Marina Marcondes. O Brinquedo de sucata e a
criança: a importância do brincar, atividades e materiais.3° ed.SP: Loyola,
1999.
Professora Carline Werlang Kraemer.
Turma Creche III
Parabéns professora Carline pela dedicação e pelos ensinamentos a este pequeninos. Obrigada por compartilhar com as crianças e com seus pais seus conhecimentos.
ResponderExcluirTenho certeza que crianças levarão estes momentos de aprendizado em formas de brincadeiras, de carinho, atenção e dedicação que somente professores que amam o que fazem podem fazer pelos nosso filhos. Ensinamentos que serão muito importante para seu crescimento. Parabéns... Mamãe Jussara
Obrigada!!! Profª Carline
Excluir