quarta-feira, 5 de setembro de 2012

BRINQUEDO DE SUCATA E O BRINCAR


      Desde muito tempo reconhece-se a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. Nele, a criança tem a oportunidade de se colocar como sujeito na construção do processo evolutivo das várias dimensões humanas.
      Comprometidas com as questões ambientais, professores, familiares trazem para dentro do processo educacional da criança elementos e ideias que preocupam a sociedade atual.  Isto é possível na Educação Infantil ou na educação da criança enquanto filhos(as)?
      Com pequenas ações é possível dar início à transformação da sociedade.  Assim sendo, Maria Marcondes Machado, em seu livro, O Brinquedo de sucata e a criança ressalta a importância do brincar, das atividades e materiais, da importância  do desenvolvimento da brincadeira a partir de materiais simples, que fazem parte da nossa cultura e, antes de serem eliminados como "lixo", podem ainda ser utilizados.
 

Por princípio, a sucata traz consigo o elemento da transformação: é algo que passa a ser usado fora do seu habitual (um cabo de vassoura, sementes e caroços, um liquidificador quebrado, caixas de papelão...) Além disso, a sucata é um brinquedo não-estruturado em que é necessário haver ação da criança para que a brincadeira aconteça. (MACHADO, 1999, p.42).
 

MACHADO, Marina Marcondes. O Brinquedo de sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais.3° ed.SP: Loyola, 1999.
 
Professora Carline Werlang Kraemer.
Turma Creche III

2 comentários:

  1. Parabéns professora Carline pela dedicação e pelos ensinamentos a este pequeninos. Obrigada por compartilhar com as crianças e com seus pais seus conhecimentos.
    Tenho certeza que crianças levarão estes momentos de aprendizado em formas de brincadeiras, de carinho, atenção e dedicação que somente professores que amam o que fazem podem fazer pelos nosso filhos. Ensinamentos que serão muito importante para seu crescimento. Parabéns... Mamãe Jussara

    ResponderExcluir