quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto "No mundinho eu me transporto"


O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

 
            O projeto “No mundinho eu me transporto” surgiu tendo em vista a preocupação relacionada com o trânsito de nossa cidade. Percebeu-se a necessidade de desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitassem a criança a adquirir conhecimento e respeito pelas regras e o valor do nosso trânsito, percebendo o valor das regras e normas sociais quanto à segurança coletiva e individual.
O projeto buscou contribuir na preservação da vida, auxiliar na redução e conscientização dos acidentes e aprimorar os conhecimentos das leis e normas do nosso trânsito. Um dos objetivos do projeto também foi estimular nos educandos a importância do bom relacionamento dos cidadãos de forma geral para que haja respeito, bons hábitos e que principalmente se desenvolvam atitudes adequadas pelos motoristas e pedestres.
Pelo fato das nossas cidades estarem crescendo em número de habitantes, consequentemente apresentam crescimento significativo no fluxo de veículos motorizados e de pedestres, precisando assim as pessoas estar informadas sobre as regras que regem o Código de Trânsito Brasileiro.
A utilização das vias públicas pelos veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais formam o nosso trânsito. Existem várias leis que regem o tráfego, regulamentando os veículos e regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para ordenar o fluxo do trânsito.
Considerando que a maior parte dos educandos da Educação Infantil fazem uso de carros particulares e transportes escolares, e os que moram nas proximidades utilizam as vias públicas para se locomover, surgiu a necessidade de trabalhar  o trânsito. Aprofundar as leis, sinais de trânsito e meios de segurança como o uso da cadeirinha e do cinto de segurança foi realmente muito importante para que houvesse melhor entendimento por parte das crianças a saber usar o trânsito da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário