quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CRIANÇA E NATUREZA (Questão ambiental na pré-escola)


O contexto escolar é um dos espaços educativos que constantemente e atentamente deve observar e trabalhar de acordo com as dimensões naturais da criança. A escola deve compreender a criança como um ser humano complexo que deve ter oportunidades, vivências e estímulos em um ambiente que não iniba suas capacidades livres, naturais, descobertas espontâneas de movimentação e criações, motivando-as, utilizando de atividades práticas em experiências positivas e significativas para suas vidas, que deve ser repleta de satisfação, realizações e emoção.
A questão ambiental está em destaque por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e acima de tudo, despertar atitudes de conservação.
As experiências realizadas em sala com a turma da Creche II 021 surgiram da necessidade de auxiliar as crianças a enfrentar as dificuldades que possam vir a ter em suas vidas e proporcionar situações que incentivem habilidades e atitudes essências para o desenvolvimento de cada um, mantendo sempre a alegria de viver junto à natureza, com seus espetáculos que muitas vezes passam despercebidos.
Com essas atividades pretendemos desenvolver não somente o amor e o respeito pela natureza, mas também o cuidado com o meio ambiente.
Creche II - 021
Professora Jucélia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário