Na perspectiva de
respeitar a infância e suas singularidades, as histórias e cantigas nos
permitem abordar os conteúdos de forma lúdica, possibilitando, assim, o
desenvolvimento integral da criança, nos aspectos cognitivos, sociais,
emocionais, corporais e familiares.
Proporcionar às
crianças o contato com a Biblioteca, com os livros e suas histórias infantis, é
permitir que elas viagem pelo mundo cheio de aventura e magia.
A partir da
observação, leitura das imagens e sons a criança deixa sua imaginação fluir,
desenvolve seu raciocínio e sentidos, ampliando sua capacidade de reflexão e
sentimento. Ser sensível ao próximo e ao ambiente do qual faz parte permite que
a criança se perceba enquanto sujeito autônomo, capaz de tomar decisões e se
apropriar dos conhecimentos.
A leitura e a
contação de histórias por meio de cantigas possibilitam, também, o
desenvolvimento da expressão oral e a integração da turma que, a partir das
histórias recriam novas situações e compartilham experiências cotidianas que
contribuem para o desenvolvimento de novas práticas e aprendizados, reforçando
a importância do diálogo e socialização.
Turma Creche II - 022
Professora Francismara Pilatti.
Turma Creche II - 022
Professora Francismara Pilatti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário