sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MOMENTOS AGRADÁVEIS DE CONVIVÊNCIA

Como é bom poder brincar, descobrir coisas novas, estar sempre ocupado com a felicidade e se divertir o tempo todinho.

Se tornar gigante diante de novos obstáculos.


Fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

E ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Para a professora Jucélia, ser professor é um ato de amor. Não é somente ensinar. Ser professor é acender a luz que guiará os passos de um ser humano por toda sua infância, adolescência e até na fase adulta. Somente esta luz de encantamento, buscas, construções, descobertas, pode guiar um ser pelas adversidades da vida. 

Creche II – Professora Jucélia.






quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dica de Leitura


A dica de leitura desde mês  é o livro da autora Maria Augusta Sanches Rossini: Pedagogia Afetiva. O livro é escrito numa linguagem simples, objetiva e  de fácil compreensão. Trata  sobre a importância da afetividade na educação das crianças, explicando, analisando e sugerindo formas de como os pais e educadores devem proceder em situações que dizem respeito aos limites, a fase do egocêntrismo, dos "porquês", aos mitos cotidianos, temperamentos e aos ritmos de desenvolvimento de cada criança.
A obra traz informações importantes para a missão de educar.
Boa leitura!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Super Chef



A hora das refeições nem sempre é um momento tranquilo quando a tarefa diz respeito em fazer  a  criança alimentar-se com alimentos saudáveis. Não existe aquele que já não tenha feito aviõezinhos, se alimentado alternadamente com a criança, ou até mesmo preparado aqueles famosos escondidinhos para legumes, verduras e até mesmo frutas. Estratégias, brincadeiras e a interação das crianças são importantes para o convencimento dos pequenos. Foi com essa perspectiva, além do intuito de resgatar aprendizagem construídas ao longo do ano durante a alimentação dos pequenos na escola, reforçando ou desenvolvendo o hábito de consumo de frutas, que crianças da Creche III realizaram a atividade Super Chef

 Tudo começou assim...
Caracterização...pose pra foto.....

















Organização da frutas e crianças...

Agora... mão na massa... ajuda aí galerinha! Vamos descascar as bergamotas!

















Mais um pouquinho e aí terminamos...

















Prontos....

















Pose pra foto meninas...
















Os mestre cuca...

















Ninguém mais quer saber de pose pra foto...

















Então comam...
Mas tudinho...
E nossa atividade terminou assim...



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto "No mundinho eu me transporto"


O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

 
            O projeto “No mundinho eu me transporto” surgiu tendo em vista a preocupação relacionada com o trânsito de nossa cidade. Percebeu-se a necessidade de desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitassem a criança a adquirir conhecimento e respeito pelas regras e o valor do nosso trânsito, percebendo o valor das regras e normas sociais quanto à segurança coletiva e individual.
O projeto buscou contribuir na preservação da vida, auxiliar na redução e conscientização dos acidentes e aprimorar os conhecimentos das leis e normas do nosso trânsito. Um dos objetivos do projeto também foi estimular nos educandos a importância do bom relacionamento dos cidadãos de forma geral para que haja respeito, bons hábitos e que principalmente se desenvolvam atitudes adequadas pelos motoristas e pedestres.
Pelo fato das nossas cidades estarem crescendo em número de habitantes, consequentemente apresentam crescimento significativo no fluxo de veículos motorizados e de pedestres, precisando assim as pessoas estar informadas sobre as regras que regem o Código de Trânsito Brasileiro.
A utilização das vias públicas pelos veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais formam o nosso trânsito. Existem várias leis que regem o tráfego, regulamentando os veículos e regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para ordenar o fluxo do trânsito.
Considerando que a maior parte dos educandos da Educação Infantil fazem uso de carros particulares e transportes escolares, e os que moram nas proximidades utilizam as vias públicas para se locomover, surgiu a necessidade de trabalhar  o trânsito. Aprofundar as leis, sinais de trânsito e meios de segurança como o uso da cadeirinha e do cinto de segurança foi realmente muito importante para que houvesse melhor entendimento por parte das crianças a saber usar o trânsito da cidade.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O BRINCAR NA CRECHE I É COISA SÉRIA





Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da construção da identidade e conquista da autonomia. Brincar é tão importante para as crianças da creche l como trabalhar é para o adulto.
Brincando, as crianças experimentam, descobrem, inventam, aprendem e conferem habilidades.
Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, o brincar proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

 
Brincar para as crianças da Creche I é um momento de auto-expressão e auto-realização
 As atividades livres com blocos e peças de encaixe, as dramatizações, a música e as construções desenvolvem a criatividade, pois exigem que a fantasia entre em jogo.

Já o brinquedo organizado, que tem uma proposta e requer desempenho, constitui um desafio que promove a motivação e facilita escolhas e decisões.
 

As situações-problema contidas na manipulação dos jogos e brincadeiras fazem a criança crescer através da procura de soluções e de alternativas.
O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como conseqüência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência.
As brincadeiras são significativas sempre tendo pontos de contato com a realidade.  Através da observação do desempenho das crianças com seus brinquedos podemos avaliar o nível de seu desenvolvimento motor e cognitivo. No lúdico, manifestam-se suas potencialidades e ao observá-las poderemos enriquecer sua aprendizagem, fornecendo através dos brinquedos os nutrientes ao seu desenvolvimento.
Brincando, as nossas crianças desenvolvem potencialidades, e revelam um conteúdo riquíssimo, que pode ser usado para estimular o aprendizado. Também madurecem algumas capacidades de socialização, pois fazem amigos, aprendem a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, nossas crianças estarão buscando sentido para sua vida.

 


 


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Colégio La Salle Peperi



      Colégio La Salle Peperi, além de profissionais comprometidos e qualificados, possui um espaço físico privilegiado para o desenvolvimento da integralidade da criança . São ambientes em harmonia com a natureza e que de uma forma ou outra suprem a necessidade de interação com o meio ambiente, convivência coletiva, do desenvolvimento motor, da autonomia, importantes e objetivados na Educação Infantil. Contemplam a área livre: parque de areia, parque de grama, bosque infantil, ambiente interativo, campo, quadra de esportes e ginásio.
      Aqui nossa preocupação é com as crianças e a construção afetiva social acontece brincando, de forma lúdica e prazerosa.

 


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PROJETO CONTANDO FORMAS


A Creche III iniciou no dia 13 de agosto o Projeto "Contando Formas". A proposta visa desenvolver o conhecimento, habilidades e competências infantis, através da abordagem de  conteúdos como formas geométricas, numerais e cores. O projeto também abrange o desenvolvimento da interção coletiva, socialização de conhecimentos prévios, coordenação motora fina, psicomotricidade e confecção de um livro com material sucata para cada aluno.
Esta produção literária é realizada anualmente pela professora Carline Werlang Kraemer objetivando, além do registro sobre determinados conteúdos, o incentivo na construção de histórias tão importantes e significativas para a infância através de materiais recicláveis.
Segue fotos de algumas das atividades realizadas até agora.

Organizando a folha de papelão para fazer o livro.
Crianças escrevendo na areia
 
Brincadeira fazendo números com o corpo.
Número 0.
Número 1.
 

Número 2.
Número 3.
 

Quadrado.
 

Contando Formas.
 

 
 
 
 

BRINQUEDO DE SUCATA E O BRINCAR


      Desde muito tempo reconhece-se a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. Nele, a criança tem a oportunidade de se colocar como sujeito na construção do processo evolutivo das várias dimensões humanas.
      Comprometidas com as questões ambientais, professores, familiares trazem para dentro do processo educacional da criança elementos e ideias que preocupam a sociedade atual.  Isto é possível na Educação Infantil ou na educação da criança enquanto filhos(as)?
      Com pequenas ações é possível dar início à transformação da sociedade.  Assim sendo, Maria Marcondes Machado, em seu livro, O Brinquedo de sucata e a criança ressalta a importância do brincar, das atividades e materiais, da importância  do desenvolvimento da brincadeira a partir de materiais simples, que fazem parte da nossa cultura e, antes de serem eliminados como "lixo", podem ainda ser utilizados.
 

Por princípio, a sucata traz consigo o elemento da transformação: é algo que passa a ser usado fora do seu habitual (um cabo de vassoura, sementes e caroços, um liquidificador quebrado, caixas de papelão...) Além disso, a sucata é um brinquedo não-estruturado em que é necessário haver ação da criança para que a brincadeira aconteça. (MACHADO, 1999, p.42).
 

MACHADO, Marina Marcondes. O Brinquedo de sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais.3° ed.SP: Loyola, 1999.
 
Professora Carline Werlang Kraemer.
Turma Creche III