quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CRIANÇA E NATUREZA (Questão ambiental na pré-escola)


O contexto escolar é um dos espaços educativos que constantemente e atentamente deve observar e trabalhar de acordo com as dimensões naturais da criança. A escola deve compreender a criança como um ser humano complexo que deve ter oportunidades, vivências e estímulos em um ambiente que não iniba suas capacidades livres, naturais, descobertas espontâneas de movimentação e criações, motivando-as, utilizando de atividades práticas em experiências positivas e significativas para suas vidas, que deve ser repleta de satisfação, realizações e emoção.
A questão ambiental está em destaque por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e acima de tudo, despertar atitudes de conservação.
As experiências realizadas em sala com a turma da Creche II 021 surgiram da necessidade de auxiliar as crianças a enfrentar as dificuldades que possam vir a ter em suas vidas e proporcionar situações que incentivem habilidades e atitudes essências para o desenvolvimento de cada um, mantendo sempre a alegria de viver junto à natureza, com seus espetáculos que muitas vezes passam despercebidos.
Com essas atividades pretendemos desenvolver não somente o amor e o respeito pela natureza, mas também o cuidado com o meio ambiente.
Creche II - 021
Professora Jucélia

 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Clássicos Infantis - Músicas encantadas




Na perspectiva de respeitar a infância e suas singularidades, as histórias e cantigas nos permitem abordar os conteúdos de forma lúdica, possibilitando, assim, o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos cognitivos, sociais, emocionais, corporais e familiares.
Proporcionar às crianças o contato com a Biblioteca, com os livros e suas histórias infantis, é permitir que elas viagem pelo mundo cheio de aventura e magia.
A partir da observação, leitura das imagens e sons a criança deixa sua imaginação fluir, desenvolve seu raciocínio e sentidos, ampliando sua capacidade de reflexão e sentimento. Ser sensível ao próximo e ao ambiente do qual faz parte permite que a criança se perceba enquanto sujeito autônomo, capaz de tomar decisões e se apropriar dos conhecimentos.
A leitura e a contação de histórias por meio de cantigas possibilitam, também, o desenvolvimento da expressão oral e a integração da turma que, a partir das histórias recriam novas situações e compartilham experiências cotidianas que contribuem para o desenvolvimento de novas práticas e aprendizados, reforçando a importância do diálogo e socialização.
Turma Creche II - 022
Professora Francismara Pilatti.