quinta-feira, 27 de março de 2014

PEQUENO ESCULTOR

A atividade lúdica ajuda a criança a ampliar sua consciência corporal, a percepção de si mesma como ser social, desenvolvendo noção de espaço, e ajuda na interação com os colegas e professor.
As crianças do Pré I – 041 se divertiram muito nesta dinâmica que trabalha o corpo, o toque. Cada criança escolheu um colega para formar duplas. Uma foi a escultura e o outro o escultor. Após brincar e formar sua escultura inverteram-se os papéis. É uma atividade similar à brincadeira Espelho Meu, a qual trabalha o toque, e na brincadeira anterior priorizava o trabalho visual.


É brincando que se aprende...


Ao brincar a criança consegue encontrar soluções de problemas e tomar atitudes que vão além das habituais, pois busca possibilidades de transformar a realidade.
Na brincadeira a criança solta sua imaginação, ela cria suas regras e toma direção das atividades. Por meio das brincadeiras as crianças vão construindo conceito de corpo e de mundo que as acompanharão durante a vida.
As crianças da turma 041 - Pré I desenvolveram nos meses de fevereiro e março o projeto: Eu Sou Assim! E você? Com esse projeto puderam conhecer melhor a si mesmos e também se interar de algumas particularidades de seus colegas.
Durante o projeto as crianças puderam brincar e conhecer seu corpo, suas expressões, o que lhes deixa felizes, o que lhes deixa tristes...
Foram desenvolvidas inúmeras brincadeiras para instigar o funcionamento do corpo enquanto movimento, as expressões faciais, e percepção.
As crianças aprenderam novas brincadeiras nas quais de divertiram muito e também lhes gerou conhecimento. As brincadeiras preferidas foram:
QUEM ESTÁ FALTANDO? e ESPELHO, ESPELHO MEU?


ERA UMA VEZ... QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU...


A turma 041 da professora Vivian entra no mundo mágico da imaginação através das histórias infantis.
Com a história dos Três Porquinhos as crianças puderam dramatizar a história e vivenciar o mundo encantado do faz de conta.
Nesta faixa etária as crianças são curiosas e têm sede de saber. As atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Nada melhor que unir essas atividades com a literatura infantil. A fantasia e o mundo da imaginação são processos que ajudam a combater as dificuldades naturais do aprendizado de quem ainda está começando a vida escolar.

quarta-feira, 19 de março de 2014

BRINCANDO COM QUEBRA-CABEÇAS


      A agilidade supera qualquer força física neste jogo. Ele há muito é percebido por pais e educadores como um aliado em educação que vai muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.
O quebra-cabeça é importante para o desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidades de concentração, percepção espacial. Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.
É uma maneira ágil e econômica de realizarem atividades em conjunto (colegas e família). Oferecer às crianças diferentes quebra-cabeças reforça enfaticamente sua educação e desenvolvimento na escola assim como em casa.

TURMA O51- PRÉ II
 Professora Julice

Auxiliar Kamylla

LEITURA DE LIVROS INFANTIS EM SALA DE AULA


Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler.  A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras crianças. O processo de aprendizado começa com a percepção da existência de coisas que servem para ser lidas e de sinais gráficos.

TURMA O51- PRÉ II
Professora Julice


Auxiliar Kamylla


PINTURA COM LÁPIS DE COR, TINTA GUACHE

Nas primeiras etapas do desenho das crianças é aconselhável que não se corrija nem se imponha regras nem técnicas para efetivação do mesmo.
Podemos apresentar-lhes vários tipos de materiais. Além do lápis, a criança pode desenhar e pintar com lápis de cera e inclusive com pintura de dedo, pincel entre outros recursos.
É muito importante que o desenho das crianças desenvolva com liberdade e não como uma obrigação. Quase todas as idéias, sentimentos, angústias das crianças podem ser expressas consciente ou inconscientemente em seus desenhos.
As atividades gráficas e plásticas representam uma autêntica linguagem para as crianças.  Desenvolverão suas habilidades motoras, darão mais liberdade de expressão e enriquecerão seu mundo.

O contato com diferentes materiais estimulará suas idéias e sua expressividade.

TURMA O51- PRÉ II
 Professora Julice
Auxiliar Kamylla


segunda-feira, 17 de março de 2014

BRINCAR


 Brincar é um ato espontâneo, o qual faz parte da natureza da criança, que deve brincar com brinquedos, animais, usando apenas o próprio corpo, sozinha ou em grupo. O ato de brincar já está internalizado no ser criança.
Os pequenos são fantásticos, pois se não possuem brinquedos, eles inventam, dão um jeito de fazer algo novo em que possam se divertir e, assim, constroem conhecimento.

Creche III, 031 – Prof. Ana Paula e Aux. Rosane