sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um pouquinho da nossa rotina diária - Turma da Creche I

O dia a dia da Creche I do La Salle Peperi é muito gostoso e divertido. Além de brincar, cantar, ouvir histórias, aprendemos muito, temos uma rotina diária, que também é flexível.  A rotina é um elemento importante na educação infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Os primeiros anos de vida de uma pessoa são muito marcantes e importantes para a formação de seu caráter e de sua personalidade. É com base nestes conceitos que nós procuramos desenvolver, dentro dos eixos temáticos propostos pelos RCNs, projetos que incentivem o gosto pelas descobertas e motivem “nossos pequenos” a conhecer, a fazer, a ser e a viver. 

Nossa turma é composta por doze crianças muito queridas e inteligentes.


Às 13h00 horas, quando chegamos à escola, somos recebidos com muito carinho pela auxiliar Camila.


Às 13h30min chega a professora Rosane com muito amor e alegria para receber aquele boa tarde coletivo e gostoso, de toda a turma!


 E já começa nossa rotina! Com cantigas e orações, despertando a crença de que existe um “DEUS” que nos guarda e abençoa todos os dias. Esta vista, através de músicas e pequenas orações.


Aprender o nome é muito importante na formação da identidade da criança e também desperta o interesse pela linguagem escrita. O primeiro texto significativo para a criança é o seu próprio nome. Faz parte de nossa rotina a chamada do nome com fichas. Diariamente chamam-se os ausentes e os presentes. Todos os dias na hora do lanche, ou da atividade pedagógica as crianças são desafiadas a procurar sua cadeira onde tem escrito seu nome. 


As atividades pedagógicas são realizadas às 14:00 horas, e as mesmas são desenvolvidas através de projetos e têm como objetivo a CRIANÇA como sujeito de sua aprendizagem, permitindo que ela seja capaz de pensar sobre a sua cultura, de se expressar nas múltiplas linguagens, assumindo assim, o seu papel de protagonista no processo de aprendizagem. As atividades são realizadas a partir de cantigas, brincadeiras dirigidas, massa de modelar, pinturas, desenhos livres, amassar e rasgar papéis entre outras.






Hábitos de higiene e organização pessoal são realizados às 14h:20min. São estimulados durante a higienização das mãos, bem como ao guardar seus pertences e os objetos e brinquedos comuns a todos.
Na hora do primeiro lanchinho que é as 14h30min os alunos aprendem a partilhar e agradecer sempre o “alimento farto”. Neste momento priorizamos o carinho com que a MAMÃE/PAPAI preparou o delicioso lanche e destacamos a importância de se manter uma alimentação saudável desde a mais tenra idade. Através da manipulação e da degustação de alimentos percebem a cor, textura, aroma, gosto e se motivam a provarem certos alimentos antes recusados, exemplos: frutas, pães, cereal e outros.






15h00 Brincadeiras: conforme cronograma diário nos parques ou bosque, campo, quadra e ginásio, nossas crianças desenvolvem as habilidades motoras, adquirem a confiança em explorar gradativamente os brinquedos e os espaços oferecidos.





Às 15h40min ocorrem as dramatizações com fantoches, com fantasias, brinquedos e acessórios e a hora do conto, o que possibilita que a criatividade e que o mundo do faz de conta invadam o ambiente e proporcionem momentos de descontração, integração com o outro e principalmente colabora para que o egocentrismo, tão acentuado nesta faixa etária,  seja amenizado.







Já às 16h10min Higiene.

Diante de tardes tão agradáveis e cheias de atividades temos ainda o merecido descanso, onde “os pimpolhos” relaxam, deitamos todos no colchonete ao som de uma música relaxante, tomando sua mamadeira ou suco gostoso e lancha-se novamente.


Às 16h40min atividade pedagógica calma em sala de aula ou parque gramado, também passeio de trem.


Senta que lá vem história! Às 17h00 adoramos ouvir histórias lidas ou contadas, nossos olhos ficam brilhantes e atentos a cada palavra ou ilustração da historinha. Através das histórias que a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento. 


Às 17h15min é feita a organização da sala e a higiene e às 17h20 min ocorre a entrada dos pais e começo da saída das crianças.

Todas as segundas-feiras temos aulas de Recreação com o Professor Anderson. os pequenos desenvolvem a psicomotricidade, o cooperativismo, a disciplina e o prazer por práticas esportivas.


Já nas quintas-feiras temos aulas com o Irmão Mauro, onde cantamos lindas cantigas ao som do violão.


Sextas-feiras é o dia do brinquedo. Dia em que todos trazem brinquedos para brincar e se  divertir. Também é o dia da troca do livro, visitamos a biblioteca ou a biblioteca nos visita representada pela Nelci e sua caixona de livros. Obrigada, Nelci, pelo carinho e dedicação que tem conosco!

 As trocas de fraldas são realizadas todas as vezes que se façam necessárias.

“Quando são as crianças que ensinam, nós nos tornamos sábios: aprendemos a arte de viver”. (Rubem Alves)











Nenhum comentário:

Postar um comentário