quinta-feira, 20 de junho de 2013

Literatura Infantil: “Profe, conta esta história? ... Agora deixa, eu conto!”

A Infância é o período em que nossos pequenos estão mais propícios a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente. Por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler, com estímulos desde os primeiros dias de vida ou até mesmo na gestação. Mas existe um momento em que o contato com o mundo do faz de conta se intensifica mais.  Depois do desenvolvimento da linguagem oral é que aparecem as primeiras invenções literárias e a curiosidade em desvendar textos, figuras dos livros infantis.


Na medida em que o contato com a literatura infantil conquista o pensamento e sentimento da criança, influi nela pedagogicamente, promovendo o gosto pela leitura e a criação de mundos de ficção. Tanto o sujeito lúdico como o sujeito poético desfruta o imaginário e se encontram na Literatura Infantil.
 O reconhecimento da literatura infantil como elemento formador da consciência cultural das sociedades é relativamente recente. Antes de aprender a ler, a criança observa e “sente” a história. Enquanto escuta o adulto lendo para ela, vai desenvolvendo um elo emocional com o leitor, com os personagens e o livro, desenvolvendo gosto pela leitura (UNESCO, 2003, p.48).
 É importante ressaltar que até está faixa etária, um a três anos, a criança ainda permite a invenção da história e de alguns desvios dentro dela. Parece incansável, pois pede para repetir inúmeras vezes a mesma história. Depois de certa idade ela exige do narrador coerência com os fatos da história original, sem mudanças algumas.
 Os livros devem ser muito ilustrados, com textos breves que podem ser lidos ou dramatizados pelos adultos para que as crianças percebam a inter-relação entre o mundo real que a cerca e o mundo da palavra. É a nomeação das coisas que proporciona o convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade circundante. Nessa idade, as crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma história. É a fase do “conte outra vez” (UNESCO, 2003, p.48).
 Esta lealdade ou criatividade em produzir outros contextos literários são nítidas nos momentos de contação de história e devem ser estimulados diariamente na Educação Infantil pra que se desenvolva entre outras habilidades a cultura literária, linguagem oral, leitura visual, criatividade e pensamento lógico da criança.
 Registros das crianças durante momento da leitura compartilhada depois da retirada dos livros da biblioteca. 


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Creche III - Professora Carline Werlang Kraemer
Fonte:UNESCO. Fontes para a educação Infantil. Brasília. São Paulo: Cortez, São Paulo: Fundações Orsa, 2003.


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