A Infância é o período em que nossos pequenos estão
mais propícios a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente. Por isso
consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler, com
estímulos desde os primeiros dias de vida ou até mesmo na gestação. Mas existe
um momento em que o contato com o mundo do faz de conta se intensifica
mais. Depois do desenvolvimento da linguagem oral é que aparecem as primeiras
invenções literárias e a curiosidade em desvendar textos, figuras dos livros
infantis.
Na medida em que o contato com a literatura
infantil conquista o pensamento e sentimento da criança, influi nela
pedagogicamente, promovendo o gosto pela leitura e a criação de mundos de
ficção. Tanto o sujeito lúdico como o sujeito poético desfruta o imaginário e
se encontram na Literatura Infantil.
O reconhecimento da literatura infantil como
elemento formador da consciência cultural das sociedades é relativamente
recente. Antes de aprender a ler, a criança observa e “sente” a história.
Enquanto escuta o adulto lendo para ela, vai desenvolvendo um elo emocional com
o leitor, com os personagens e o livro, desenvolvendo gosto pela leitura (UNESCO,
2003, p.48).
É importante ressaltar que até está faixa
etária, um a três anos, a criança ainda permite a invenção da história e de
alguns desvios dentro dela. Parece incansável, pois pede para repetir inúmeras
vezes a mesma história. Depois de certa idade ela exige do narrador coerência
com os fatos da história original, sem mudanças algumas.
Os
livros devem ser muito ilustrados, com textos breves que podem ser lidos ou
dramatizados pelos adultos para que as crianças percebam a inter-relação entre
o mundo real que a cerca e o mundo da palavra. É a nomeação das coisas que
proporciona o convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade
circundante. Nessa idade, as crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma
história. É a fase do “conte outra vez” (UNESCO, 2003, p.48).
Esta
lealdade ou criatividade em produzir outros contextos literários são nítidas
nos momentos de contação de história e devem ser estimulados diariamente na
Educação Infantil pra que se desenvolva entre outras habilidades a cultura
literária, linguagem oral, leitura visual, criatividade e pensamento lógico da
criança.
Registros
das crianças durante momento da leitura compartilhada depois da retirada dos
livros da biblioteca.
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