segunda-feira, 27 de maio de 2013

BRINCADEIRAS CANTADAS, DIRIGIDAS E DE RODA


O brincar estimula a representação e a expressão de imagens evocadas da realidade. Ela coloca a criança na presença da reprodução: tudo que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas, propondo um mundo imaginário a ela, criadora do objeto lúdico. O período da infância expressa na brincadeira seus medos e valores, modos de pensar e agir, e a imaginação do criador da ação.
O uso das brincadeiras educativas com fins pedagógicos nos remete a sua importância para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Considera que a criança aprenda de modo intuitivo, adquirindo noções espontâneas em processos interativos envolvendo o ser humano com suas cognições, afetividade corporal e interações sociais. A elocução de brincar desempenha função relevante no seu crescimento.
Confira a diversão da Creche III -Professora Carline na realização das brincadeiras.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia da Bicicleta


Oba! Hoje é Dia da Bicicleta!

O desenvolvimento da coordenação motora ampla é uma habilidade importante para o desenvolvimento do ser humano. É através dele que desafiamos nosso corpo a vencer obstáculos físicos. Uma das atividades que desenvolvem e avaliam a coordenação motora das crianças é realizada no Dia da Bicicleta. Além de conviver, socializar experiências, desejos e medos, é um momento de desafiar-se, equilibrando-se numa bicicleta ou motoca.

Segundo RIZZI, L e HAYDT, no livro Atividades Lúdicas na Educação da Criança, algumas atividades simples realizadas de forma lúdica e continuamente podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento motor  da criança.
 1. andar livremente, batendo palmas;
2. andar para frente;
3. andar de costas;
4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. andar na ponta dos pés;
6. andar encostando um pé à frente do outro.


Estes requerem a discriminação visual:

7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;


Agora, também, a discriminação auditiva:

9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc. para marcar o ritmo);
10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.


FONTE: RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na Educação da criança. SP: Ática, 2007.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

CRECHE II - TURMA 021

Professora Vania Forgiarini
 O trabalho realizado com as crianças em sala de aula visa promover o desenvolvimento das habilidades, afetiva, emocional, coordenação motora, atenção e concentração, memória, pensamento, linguagem compreensiva expressiva, aquisição de limites e boas maneiras sempre enfatizando a maioria lúdica de ensinar e aprender. A cada minuto realizam novas conquistas, ultrapassando nossas expectativas e causando muitas surpresas, mas que também cada criança possui um ritmo próprio de interagir com o meio e de construir seu conhecimento.
A atividade lúdica é algo fundamental para o desenvolvimento da criança. Por meio dela as crianças podem desenvolver habilidades importantes. Enquanto brincam as crianças descobrem, imitam os adultos, constroem e reconstroem mundos imaginários e, através deles expressam seus conhecimentos, os papéis sociais, os estereótipos internalizados, seus conceitos já formulados e a imagem do mundo real que as cercam. Quando brincam, as crianças não estão apenas brincando, estão desenvolvendo-se. Elas trazem para a brincadeira suas emoções, buscam entender suas relações afetivas, interagem com os colegas e com isso crescem e desenvolvem-se em muitos aspectos.

Algumas das atividades realizadas com as crianças em sala. 1-Atividade com tinta, pintura da mãozinha das crianças explorando a Cantiga Palminhas. Objetivo: Incentivar a linguagem musical expressão oral, ações motora e explorar as cores. Conforme vídeo mostra o desenvolvimento da atividade em sala.


 2-CONFECÇÃO DO PIRULITO Objetivo: Incentivar a linguagem musical expressão oral, ações motoras, criatividade e exploração das cores. 3-HISTÓRIA: TIC TAC, TIC TAC OBJETIVO: Através da contação de história explora a produção artística, com o desenho feito pela criança, representando a história contada. 4- MASSINHA DE MODELAR Objetivo: O trabalho com massinha permite assimilações e construções do conhecimento da criança, podendo assim observar seus interesses, capacidades criativas e conhecimentos, fazendo comparações que são construídas com formas iguais e diferentes, pela cor e tamanho de acordo com a criatividade da criança.
  5- Atividades diversas realizadas na creche de acordo com a rotina, envolvendo os hábitos de higiene e alimentação.