sexta-feira, 26 de abril de 2013

No Jardim de Monet...


As crianças na fase da Educação Infantil estão em desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como memória, percepção, pensamento estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos de desenvolvimento integral da criança.
Derdyk ressalta: “A criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto
canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. Por isso, sua aprendizagem será tanto melhor quanto mais diversidades de experiências lhe forem apresentadas e ela puder vivenciar.
A turma do Pré I, da Educação Infantil, no decorrer do primeiro trimestre acompanhou e conheceu um espaço inspirador e algumas obras do artista Claude Monet. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma caricatura elaborada pelo artista e também criar a sua. Os alunos conheceram o espaço inspirador do artista que era o seu jardim. As crianças aprenderam a arte de olhar o conteúdo das obras, contribuindo de forma significativa para a construção do conhecimento da criança. Durante essa unidade de trabalho os alunos desenvolveram habilidades como: criação de desenhos, pinturas e colagens; participação de leitura de diferentes tipos de textos; escrita do próprio nome; participação em atividades em que precisam argumentar suas ideias e pontos de vista. Atividades que envolvem observação de paisagens por meio de fotografias, ilustrações, e obras de arte. E muito mais.
A turma do Pré I também foi artista por um dia, observou a natureza, a luz do sol e colocou em prática tudo o que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário