sexta-feira, 26 de abril de 2013

No Jardim de Monet...


As crianças na fase da Educação Infantil estão em desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como memória, percepção, pensamento estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos de desenvolvimento integral da criança.
Derdyk ressalta: “A criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto
canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. Por isso, sua aprendizagem será tanto melhor quanto mais diversidades de experiências lhe forem apresentadas e ela puder vivenciar.
A turma do Pré I, da Educação Infantil, no decorrer do primeiro trimestre acompanhou e conheceu um espaço inspirador e algumas obras do artista Claude Monet. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma caricatura elaborada pelo artista e também criar a sua. Os alunos conheceram o espaço inspirador do artista que era o seu jardim. As crianças aprenderam a arte de olhar o conteúdo das obras, contribuindo de forma significativa para a construção do conhecimento da criança. Durante essa unidade de trabalho os alunos desenvolveram habilidades como: criação de desenhos, pinturas e colagens; participação de leitura de diferentes tipos de textos; escrita do próprio nome; participação em atividades em que precisam argumentar suas ideias e pontos de vista. Atividades que envolvem observação de paisagens por meio de fotografias, ilustrações, e obras de arte. E muito mais.
A turma do Pré I também foi artista por um dia, observou a natureza, a luz do sol e colocou em prática tudo o que aprendeu.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pequeno leitor

     Comemoramos no último dia 23 o dia Internacional do livro. 
     A literatura, a contação, a leitura visual, o faz-de-conta inundam o imaginário das crianças.         
     Nessa perspectiva de estimular ainda mais a interação com o universo da literatura infantil, cuidado com o livro,  corresponsabilidade família/escola na educação, crianças da Creche III, juntamente com seus pais  e professora Carline, confeccionaram a "Mala da leitura", para transportar os livros da escola até suas casas.
     Semanalmente, as crianças deslocam-se até a biblioteca, onde escolhem seus livros, e os levam para casa. A "Mala da leitura" retorna na segunda-feira após a família ter realizada a contação.
     O objeto foi desenvolvido a partir de caixas de sapato e restos de tecidos. 

O reconhecimento da literatura infantil como elemento formador da consciência cultural das sociedades é relativamente recente. Antes de aprender a ler, a criança observa e “sente” a história. Enquanto escuta o adulto lendo para ela, vai desenvolvendo um elo emocional com o leitor, com os personagens e o livro, desenvolvendo gosto pela leitura (UNESCO).

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Desenvolvimento Infantil

     A infância é a fase em que a criança é exposta ao mundo, vivenciando as mais variadas atividades humanas.
     Nesta etapa de sua vida, cada criança, de forma particular, expressa suas ideias e explora o mundo ao seu redor através de situações vivenciadas.
     O processo de desenvolvimento infantil se realiza nas interações que objetivam não só a satisfação das necessidades básicas, como também a construção de novas relações e emoções nas mais diversas atividades realizadas.
     Atividades simples, como a pintura da mão, a interatividade com  a areia, ouvir histórias são experiências vividas no início da escolaridade e que são o alicerce para o processo de desenvolvimento infantil.
     A continuidade da vida escolar será estruturada a partir dessas experiências, contribuindo na construção do conhecimento e na formação afetiva e cognitiva do ser.

     Atividades desenvolvidas pela turma da Creche II - 022 - Professora Patrícia.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia da Família na Escola


No dia 18 de março de 2013, o Colégio La Salle Peperi teve a honra de receber para um encontro especial, o dia da família na Escola, as crianças e pais da Creche III. Este encontro privilegiou o contato entre as famílias e suas crianças e com os colegas no momento do brincar.
Essa atividade teve como objetivo, além de aproximar os pais do universo das crianças e promover a integração entre eles, salientar a importância da brincadeira para o desenvolvimento e aprendizado da criança na esfera familiar e educacional.
Quando as crianças brincam juntas, estabelecem laços de amizade, solidariedade e autonomia, estas relações aproximam as pessoas umas das outras, ampliando seu círculo de amizades e experiências sócio-culturais.
A brincadeira possibilita às crianças ampliar seus valores morais, experiências e os conhecimentos a nível de mundo pelas relações e interações sociais que estabelecem umas com as outras. Quando se organizam, criam e transformam suas regras, se tornam sujeitos ativos na construção de sua cultura.

Foi divertido!!! As crianças e seus pais brincaram muito, porque:

Brincar é desafiar os limites;

Brincar é estar perto de quem amamos;

Brincar é doar um pouquinho do seu tempo para o outro;

Brincar é compartilhar;

Brincar é imaginar, é faz-de-conta;

Brincar é reunir a família;

Brincar é fazer amigos;

Brincar é essencial para sermos felizes.

Por que brincar é coisa séria para a Creche III.


A turma da Creche III e a Professora Francismara agradecem a todos que participaram e fizeram deste momento um marco na vida das crianças e do Colégio.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MÚSICA


O homem primitivo já conhecia a música como forma de expressão, sabendo que ao mudar a tonalidade da voz transmitia sentimentos de alegria, tristeza, admiração, seriedade e chamamento de resposta. A música é considerada a arte dos sons combinados que soa de maneira agradável ao ouvido.
Através da percepção e da criatividade humana se descobriu o som da flauta de bambu, do tambor feito com pele de animais, de chocalhos, o som de pedras, metais e as suas várias formas de tirar e aprimorar o som de uma diversidade de instrumentos.
Além de educativa, a música é uma maneira de expressão e produção cultural de um povo, que retrata sua época, as influências externas, históricas e locais.
Segue vídeo da oficina de música realizada pelo noviço Antônio com crianças da Creche III - da professora Carline .